O UnderLX orgulha-se de ter a primeira aplicação para telemóveis que lhe mostra os tempos de espera para os próximos comboios, com base em dados oficiais

Na aplicação, poderá consultar os tempos de espera nos perfis de cada estação, e também no ecrã principal, para as suas estações favoritas. Para marcar uma estação como favorita, carregue na estrela do canto superior direito, no perfil da estação. Para aceder aos perfis das estações, poderá fazê-lo através da secção de mapa, carregando nas estações, ou dos perfis das linhas, acessíveis carregando no nome das linhas no ecrã principal.

Para quando usar a aplicação não é opção, os tempos de espera encontram-se ainda disponíveis nos perfis de estação no nosso website. Exemplo: https://perturbacoes.pt/stations/pt-ml-sa. Ao termos uma página por estação, pode adicionar as estações favoritas aos favoritos do telemóvel, evitando assim ter que escolher sempre a estação no selector da página de tempos oficial.

Verificámos que existem ainda muitos pontos a ajustar, tanto do nosso lado, como do lado do Metro. Certamente notaram a indisponibilidade, parcial ou total, do site do Metro, ao longo do dia de hoje. Notámos também que os dados apresentam alguns problemas de qualidade. Caminharemos no sentido de ultrapassar estes problemas e acreditamos que o Metro fará o mesmo. Oportunamente, iremos também estender o nosso sistema de forma a suportar a apresentação dos tempos de espera para os próximos três comboios e não apenas para o próximo comboio.

Para nós, é um marco importante num ciclo de seis meses de desenvolvimento, inicialmente pensado para a apresentação de tempos conforme calculados pelo nosso sistema, mas que, desde o primeiro momento, foi pensado para ser flexível e adaptável a novas fontes e tipos de dados. É assim que podemos levar até si os dados oficiais, menos de 24 horas depois da sua disponibização pública, sem necessidade de alterações na aplicação. Esperamos ter cumprido as expectativas.

Aproveitamos ainda para congratular o Metro na disponibilização de uma API oficial, não só para os tempos de espera mas também para os estados das linhas, numa tentativa de oficialização e centralização do acesso aos dados. Trata-se de uma funcionalidade há muito aguardada, como aliás demonstrado pelo volume de tráfego do site oficial que, dada a indisponibilidade, foi certamente elevado.