Ano Internacional da Tabela Periódica

 Créditos: Metropolitano de Lisboa

No Ano Internacional da Tabela Periódica, decretado pela UNESCO, o Metropolitano de Lisboa associou-se ao Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico para a realização de diversas iniciativas sobre a temática da química e da Tabela Periódica e a sua importância no quotidiano da população em geral, a ocorrerem ao longo do ano de 2019, nas estações Alameda e Cais do Sodré.

O Último Elemento
Data e hora: 20 de novembro / 17h - 19h
Local: estação Cais do Sodré (linha Verde)
Objetivo da iniciativa: Criar uma tabela periódica humana, contanto com a ajuda de voluntários do Instutito Superior Técnico e do público em geral. Mostrar de que forma esta tabela periódica se relacionada com algumas estações do Metropolitano de Lisboa.

Dia dos Elementos Luminescentes
Data e hora: 31 de outubro / 17h - 19h
Local: estação Alameda (linhas Verde e Vermelha)
Objetivo da iniciativa: Dar a conhecer as propriedades dos elementos luminescentes e as suas possíveis aplicações práticas, como a cobertura de placas de emergência, marcação de notas de euro ou até na produção de cosméticos. Mostrar que a propriedade de emissão de luz também ocorre na natureza, denominada de bioluminescência. Os clientes foram também convidados a escrever o seu nome utilizando luz (fosforescência) e objetos que emitem luz, assim como desafiados a responder a um questionário desenhado para testar os seus conhecimentos sobre os elementos da Tabela Periódica de forma divertida e simples. Foram também distribuídos crachás e folhetos informativos relacionados com o tema.

Dia do Nitrogénio
Data e hora: 17 de outubro / 17h - 19h
Local: estação Alameda (linhas Verde e Vermelha)
Objetivo da iniciativa: Dar a conhecer as propriedades do Nitrogénio e as suas possíveis aplicações, como no fabrico de gelados. Dar a provar aos clientes do Metropolitano de Lisboa uma amostra de gelado preparada no momento através da utilização de nitrogénio líquido, substância essa que, devido à sua temperatura extremamente baixa, congela rapidamente o iogurte e leite condensado. Os clientes foram também convidados a participar num simples jogo de futebol, em pequenas experiências com nitrogénio líquido e a escrever o seu nome utilizando os elementos químicos, assim como desafiados a responder a um questionário desenhado para testar os seus conhecimentos sobre os elementos da Tabela Periódica de forma divertida e simples. Foram também distribuídos crachás e folhetos informativos relacionados com o tema.

Dia dos metais
Data e hora: 3 de outubro / 17h - 19h
Local: estação Alameda (linhas Verde e Vermelha)
Objetivo da iniciativa: Dar a conhecer os elementos metálicos mais conhecidos da vida diária que fazem parte da Tabela Periódica e a sua presença na própria maquinaria a infrestrutura do Metropolitano de Lisboa. Os clientes foram também desafiados a responder a um questionário desenhado para testar os seus conhecimentos sobre os elementos metáticos da Tabela Periódica de forma divertida e simples, assim como a escrever o seu nome utilizando os elementos químicos, e foram também distribuídos crachás e folhetos informativos relacionados com o tema.

Dia dos novos elementos
Data e hora: 16 de setembro / 17h - 19h
Local: estação Alameda (linhas Verde e Vermelha)
Objetivo da iniciativa: Dar a conhecer os novos elementos químicos que fazem parte da Tabela Periódica desde 2016, tais como o Nipónio (Nh), Moscóvio (Mc), Tenesso (Ts) e Oganésson (Og), e a origem do seu nome (regiões geográficas onde foram descobertas e homenagem ao físico nuclear russo Iuri Oganessian). Os clientes foram também desafiados a responder a um questionário desenhado para testar os seus conhecimentos sobre química e os elementos da Tabela Periódica de forma divertida e simples, assim como a escrever o seu nome utilizando os elementos químicos, e foram também distribuídos crachás e folhetos informativos relacionados com o tema.

Dia dos elementos radioactivos
Data e hora: 11 de julho / 17h - 19h
Local: estação Alameda (linhas Verde e Vermelha)
Objetivo da iniciativa: Dar a conhecer o que são os elementos radioativos, assim como as suas aplicações, e o que é a radioatividade e as suas vantagens e desvantagens. Mostrar curiosidades em relação aos nomes dests elementos, nomeadamente a razão pela qual a sua maioria tem nomes de planetas ou locais (Urânio, Neptúnio, Plutónio, Califórnio, entre outros) ou de cientistes de renome (Einsténio, Cúrio, Férmio, entre outros).

Adote um elemento
Data e hora: 25 de junho / 17h - 19h
Local: estação Alameda (linhas Verde e Vermelha)
Objetivo da iniciativa: Dar a conhecer melhor os elementos metálicos e não metálicos, assim como as suas aplicações. Os clientes foram também desafiados a responder a um questionário desenhado para testar os seus conhecimentos sobre química e os elementos da Tabela Periódica de forma divertida e simples.

Mês dos elementos representativos
Data e hora: 24 de maio / 17h - 19h
Local: estação Alameda (linhas Verde e Vermelha)
Objetivo da iniciativa: Dar a conhecer os elementos representativos da Tabela Periódica (N, O, F, S, Cl, I Pb, Ca, K), as suas possíveis aplicações e onde estão presentes no nosso quotidiano.

Dia do Fósforo
Data e hora: 30 de abril / 17h - 19h
Local: estação Alameda (linhas Verde e Vermelha)
Objetivo da iniciativa: Dar a conhecer as propriedades do Fósforo, um elemento não-metálico, as suas possíveis aplicações e como é que este se encontra presente nos seres vivos e no meio ambiente.

Dia do Carbono
Data e hora: 21 de março / 17h - 19h
Local: estação Alameda (linhas Verde e Vermelha)
Objetivo da iniciativa: Dar a conhecer as várias formas do Carbono e suas aplicações, utilizando para tal um cartaz da Royal Society of Chemistry com inúmeras figuras alusivas a este elemento. Foi assim possível demonstrar a relação entre o Carbono e não só o Dia da Árvore como também a pegada de carbono. Foram também distribuídas pequenas ofertas ecológicas e sustentáveis, alusivas à temática da Tabela Periódica.