Intervenções na estação Colégio Militar/Luz

👉 Apresentação das intervenções de reabilitação

👉 Ponto da situação a 10 de setembro de 2019

👉 Ponto da situação a 29 de fevereiro de 2020

👉 Ponto da situação a 4 de abril de 2020

👉 Conclusão dos trabalhos

Apresentação das intervenções de reabilitação
28 de março de 2019


Créditos: Metropolitano de Lisboa

No dia 28 de março de 2019 foram retomados os trabalhos de reabilitação da estação Colégio Militar/Luz , com os acessos a serem encerrados de forma alternada.

Dados gerais dos trabalhos em curso:

  • Obra a cargo de: Metropolitano de Lisboa E.P.E
  • Prazo de execução: 360 dias
  • Data prevista de conclusão obra: 2º trimestre de 2020
  • Investimento: 2 606 089,89€ (valor do contrato)

Trabalhos a realizar:

  • Instalação de 2 elevadores entre os cais de embarque e o átrio
  • Instalação de 1 elevador entre o átrio e a superfície
  • Tratamento de problemas estruturais
  • Melhoria das instalações técnicas
  • Melhoria da sinalética da estação
  • Limpeza e tratamento de problemas nos revestimentos

Para saber mais sobre este projeto vá a: https://www.metrolisboa.pt/2019/03/27/reabilitacao-da-estacao-colegio-militar-luz/


Ponto da situação
10 de setembro de 2019

Continuam os trabalhos de reabilitação.


Ponto da situação
29 de fevereiro de 2020


Créditos: Guilherme Duarte

Os trabalhos de reabilitação entram no que aparenta ser a sua fase final.


Ponto da situação
4 de abril de 2020


Créditos: Guilherme Duarte

Já é visível a nova sinalética e a montagem do elevador para a superfície aparenta encontrar-se já na fase final.


Conclusão dos trabalhos
28 de março de 2020


Créditos: Guilherme Duarte

Já se encontra concluída a instalação dos 3 novos elevadores, tornando a estação acessível a indivíduos de mobilidade reduzida.

Os trabalhos de reabilitação desta estação foram retomados no dia 28 de março de 2019 e ficaram concluídos após cerca de 14 meses.

Comunicado do Metropolitano de Lisboa

Estação Colégio Militar/Luz inaugura três elevadores

Mais e melhores acessibilidades

A estação Colégio Militar/Luz do Metropolitano de Lisboa passou a dispor de três novos elevadores, disponíveis diariamente, entre as 06h30 e as 01h00, no horário normal de funcionamento da rede do Metropolitano de Lisboa, para utilização pelos seus clientes.

Estes novos equipamentos permitem fazer a ligação entre a superfície e o átrio da estação (um elevador) e a ligação do átrio ao cais de embarque (dois elevadores).

Com estes novos elevadores o Metropolitano de Lisboa passa a contar com mais uma estação dotada de acessibilidade plena, sendo que estes novos equipamentos permitem ultrapassar as barreiras arquitetónicas da estação a pessoas com mobilidade reduzida.

Os trabalhos tiveram início em abril de 2019 com a preparação do espaço, tendo em conta a especialidade da construção civil, permitindo a instalação do referido equipamento por parte do fornecedor.

Estes trabalhos preveem também intervenções de remodelação dos espaços técnicos da estação e a criação de instalações sanitárias públicas com acessibilidade plena, bem o tratamento de patologias estruturais, reabilitação de revestimentos e serralharias, remodelação dos sistemas de deteção e combate a incêndios, remodelação dos sistemas de bombagem, refrescamento e instalação de novos equipamentos de telecomunicações, entre outros.

Estas intervenções, que contaram com um investimento de € 2.606.089,89, enquadram-se no plano de investimentos em curso desde 2017, com vista a modernizar e melhorar as acessibilidades da rede do Metropolitano de Lisboa.

A estação Colégio Militar/Luz foi inaugurada em outubro de 1988, no âmbito do prolongamento do troço da linha Azul Sete Rios (hoje denominada Jardim Zoológico) à zona de Benfica. Tem projeto arquitetónico de autoria do Arq.º António J. Mendes e intervenção plástica de Manuel Cargaleiro.

Em 2009, tendo em vista o cumprimento do Plano de Promoção de Acessibilidade, foram lançadas empreitadas para a instalação de elevadores e criação de instalações sanitárias públicas, cujos trabalhos tiveram início em 2010 com conclusão prevista para 2012, tendo-se, no entanto, no verão desse ano, verificado o abandono da obra por parte do empreiteiro, situação que originou a interrupção dos trabalhos.

Os trabalhos para reformulação do projeto com vista ao lançamento de uma nova empreitada geral para conclusão dos trabalhos tiveram início em meados de 2016 onde se incluiriam, igualmente, um novo conjunto de trabalhos de tratamento de patologias estruturais e de sistemas e reparações diversas.

O concurso para a nova empreitada geral foi lançado em 2018. No que diz respeito à empreitada de fornecimento e instalação de elevadores, foi possível manter o contrato existente tendo, no entanto, sido necessário proceder à adaptação do projeto para atender à nova legislação aplicável que entrou em vigor posteriormente ao projeto original.

O Metropolitano de Lisboa reafirma o seu esforço no sentido de continuar a promover a mobilidade sustentável numa ótica de plena acessibilidade, seguindo os melhores padrões de qualidade, segurança e eficácia económica, social e ambiental, através da aposta em novas formas de fidelização e de captação de novos clientes.

Fonte