Intervenções na estação Olivais

👉 Apresentação das intervenções de reabilitação

👉 Ponto da situação a 11 de setembro de 2019

👉 Ponto da situação a 6 de janeiro de 2020

👉 Conclusão dos trabalhos

Apresentação das intervenções de reabilitação
25 de fevereiro de 2019


Créditos: Metropolitano de Lisboa

A estação Olivais foi alvo de obras de reabilitação profundas, com início a 26 de fevereiro de 2019, de forma a corrigir problemas de infiltrações frequentes, algo normal em estruturas desta natureza após alguns anos de utilização. Devido a esta reabilitação os acessos às plataformas e ao átrio encontraram-se encerrados de forma alternada.

Dados gerais dos trabalhos em curso:

  • Obra a cargo de: Metropolitano de Lisboa E.P.E
  • Prazo de execução: 360 dias
  • Data prevista de conclusão obra: 1º trimestre de 2020
  • Investimento: 3 700 000,00€ (valor do contrato)

Trabalhos a realizar:

  • Tratamento das infiltrações
  • Substituição de iluminação ao nível do cais e outras zonas da estação
  • Modernização de escadas mecânicas e dos elevadores
  • Tratamento e limpeza profunda do espaço (pavimento, teto, superfícies vidradas, equipamentos, entre outros)
  • Pintura do espaço

Para saber mais sobre este projeto vá a: https://www.metrolisboa.pt/2019/02/25/reabilitacao-olivais/


Ponto da situação
11 de setembro de 2019

Continuam os trabalhos de reabilitação, com os acessos a serem encerrados de forma alternada ao longo desta intervenção.


Ponto da situação
6 de janeiro de 2020

Encontramo-nos já no trimestre final das obras de reabilitação e a zona das plataformas aparenta já se encontrar concluída, apesar do aspeto bastante distinto em relação à infraestrutura inaugural.


Conclusão dos trabalhos
14 de maio de 2020


Créditos: Pedro Vilela Lopes

Já terminaram os trabalhos de reabilitação da estação. Foi realizada uma limpeza e pintura geral, corrigidos os problemas de infiltração, substituída a iluminação e modernizadas as escadas mecânicas e elevadores.

Comunicado do Metropolitano de Lisboa

Concluídas as obras de reabilitação na estação Olivais

O Metropolitano de Lisboa concluiu as obras de reabilitação na estação Olivais da linha Vermelha.

Os trabalhos, iniciados em 26 de fevereiro de 2019, foram constituídos por intervenções de reabilitação profundas, face ao estado de degradação que apresentavam algumas zonas da estação, assim como a renovação de alguns equipamentos e infraestruturas, fundamentais para a prestação de um serviço em condições aos passageiros.

Destacam-se entre estas, as intervenções de reparação e o tratamento das infiltrações em praticamente todas as zonas da estação, quer nas zonas de utilização pública tais como os cais, átrios, escadas de acesso ao cais e escadas exteriores, assim como nas zonas técnicas, nomeadamente os sub-cais e subestação de tração.

Para além das intervenções de cariz estrutural, foram efetuadas reabilitações em alguns elementos arquitetónicos, nomeadamente a renovação dos tetos das abóbadas do cais, a reabilitação dos painéis de azulejos com as obras plásticas, bem como a limpeza e reabilitação das paredes e pedras de revestimento.

Em termos de infraestruturas elétricas, foram integralmente substituídas duas escadas mecânicas de ligação entre o cais e o átrio, substituídas as portas dos três elevadores da estação e realizadas intervenções de renovação do sistema de bombagem da subestação de tração. O sistema de videovigilância da estação foi atualizado, com a inclusão da funcionalidade de controlo de acessos e intrusões à via férrea. O sistema de iluminação das zonas públicas da estação foi igualmente renovado, com a utilização de novos sistemas de fixação e encaminhamento da iluminação, assim como a utilização de aparelhos de iluminação de baixo consumo em LED´s.

Ao nível da superfície, na zona adjacente ao elevador de ligação ao exterior, foram colocadas vedações de proteção e delimitação desse espaço, impedindo assim a vandalização recorrente que se vinha verificando ao longo do tempo, assegurando desta forma a segurança dos passageiros no acesso ao elevador.

Recorde-se que durante todo o período de intervenção a estação manteve-se aberta ao público e em plena operação, apenas com alguns condicionamentos pontuais a nível dos acessos.

As obras na estação Olivais envolveram um valor total de investimento € 3.941.490,83 e enquadraram-se no plano de investimentos em curso desde 2017, com vista a modernizar e melhorar as acessibilidades das estações da rede do Metro. A estação Olivais foi inaugurada em outubro de 1998. Tem projeto arquitetónico de autoria do Arq.º Rui Cardim e intervenção plástica de Nuno de Siqueira e Cecília de Sousa.

O Metropolitano de Lisboa continuará a acompanhar o estado de conservação das estações, reafirmando o seu esforço no sentido de promover a mobilidade sustentável numa ótica de plena acessibilidade, seguindo os melhores padrões de qualidade e segurança, através da aposta em novas formas de fidelização e de captação de novos clientes.

Fonte