1º aniversário do UnderLX

Uma mensagem de agradecimento do fundador do UnderLX por um ano de existência do nosso projecto 👏

A 24 de março do ano passado, eu fiz a primeira apresentação pública do site das perturbações do Metro de Lisboa no fórum Skyscrapercity Portugal, naquele que foi também o meu primeiro post naquela comunidade. Na altura o site ainda nem sequer era Perturbações.pt, a aplicação não passava de uma “ideia ambiciosa” que iria dar “mesmo muito trabalho” - o que se confirmou e continua a confirmar - e o nome UnderLX ainda estava por inventar. Acima de tudo, eu não imaginava que aquele pequeno projecto, feito mais por brincadeira que outra coisa, se acabaria por tornar num projecto desenvolvido em equipa, em conjunto com uma pequena mas fervorosa comunidade de utilizadores.

Para quem quiser recordar, fica o link para o post: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=139115534#post139115534

A “ideia ambiciosa” de ter uma aplicação foi lentamente concretizada e, como sabem, está longe de estar terminada. O caminho até aqui tem sido cheio de boas surpresas que vão recompensando os nossos esforços. Nunca previmos que, em menos de oito meses após a primeira apresentação pública do site, já estivéssemos a ser contactados por jornalistas e a ser notícia em meios de comunicação reputados. E entrámos num pânico feliz quando fomos convidados para uma reunião com o Metropolitano de Lisboa, essa empresa que não raramente parece inalcançável, essa instituição odiada e amada pelos fanáticos da mobilidade lisboeta.

É certo que, ao longo deste ano, nem todos os desejos viraram realidade. Algumas oportunidades poderiam ter sido aproveitadas de melhor forma por todas as partes envolvidas, e provavelmente deixámos escapar tantas outras que nem identificámos. Continuamos sem um roteiro para este projecto; temos, de certa forma, uma “visão”, mas não temos agenda para a concretizar e provavelmente nunca daremos este projecto por terminado.

Temos sido surpreendidos demasiadas vezes para permitir que qualquer tipo de roadmap possa ser seguido. Por isso, acabamos por seguir os objectivos que a cada instante parecem fazer mais sentido e que apresentam melhor relação entre esforço de concretização e benefício para os utilizadores. Por exemplo, se lerem esse meu post no SkyscraperCity, em lado nenhum menciona a criação de uma comunidade nas redes sociais que girasse à volta do projecto e do Metro em geral. No entanto, neste momento temos comunidades no Facebook, no Twitter e no Discord, num total de mais de 400 utilizadores. Este número corresponde a cerca de 10% do total de pessoas que tem a aplicação actualmente instalada. Esta foi uma ideia relativamente tardia mas de muito sucesso, apesar de não fazer parte da “visão” original.

Sabemos que este projecto está longe de cumprir todos os objectivos a que se propôs - e não apenas ao nível das funcionalidades da aplicação - mas tendo em conta que é algo que fazemos de forma totalmente voluntária, nos nossos tempos livres, com as despesas a sair do nosso bolso, acho que tudo isto é estupidamente, estupendamente espectacular. (É também um pouco assustador.)

Continuamos à procura de um modelo de negócio válido, que permita assegurar a continuidade do projecto por largos anos, com ainda mais fiabilidade, funcionalidades e suporte a mais plataformas e mais sistemas de mobilidade, respeitando sempre os utilizadores e assegurando a maior transparência possível. Transparência no sentido real da palavra: dados abertos, código aberto, ligações e patrocínios claramente identificados.

Um enorme obrigado a todos os utilizadores, a todos os seguidores, a todos os jornalistas que nos noticiaram, e, claro, à equipa do UnderLX. Tenho que agradecer especialmente ao @ABCRic (o melhor rubber-duck-debugger que conheço) por aturar durante anos as minhas diarreias mentais sobre o Metro, e ao @Ligaanet pelo excelente e indispensável trabalho de coordenação, promoção, brainstorming, e ajuda na implementação do projecto.

Os meus votos que o nosso segundo ano seja ainda melhor que o primeiro, e que vocês continuem a acompanhar. Tragam os vossos amigos para eles verem também!

  • Gabriel Maia, certamente mais bem conhecido na internet como gbl08ma :)