2º aniversário do UnderLX

2º aniversário do UnderLX - uma reflexão sobre o nosso segundo ano, depois do que foi dito no primeiro aniversário

Estamos mais uma vez a 24 de março, o que significa que já passaram dois anos desde a primeira apresentação pública do “site das perturbações”. É hora de olhar para trás e ver o quanto as coisas mudaram, ou não, em relação ao que foi dito aquando do primeiro aniversário.

Neste segundo ano de UnderLX houve menos surpresas. Deixámos de ser notícia nos media - embora seja bem provável que os media nos tenham usado como fonte para muitas notícias sobre o Metro e principalmente sobre perturbações no Metro - e o desenvolvimento desacelerou, por motivos que já discutimos amplamente e repetidamente no nosso Discord. Falta tempo, falta motivação, e o que está por implementar são funcionalidades de muita complexidade. Mesmo ao nível do Android e do que já está implementado, alterações em versões recentes deste sistema operativo, levam a que a funcionalidade de localização em estações - a base para muitas das coisas que queríamos implementar - funcione pior do que nunca, com perspectivas de piorar ainda mais, sem muito que possamos fazer.

Já quanto ao desenvolvimento de uma aplicação para iOS, os motivos pelos quais esta ainda não avançou também já foram divulgados, e vão desde o elevado custo de desenvolvimento para a plataforma, à falta de experiência da nossa equipa com a mesma, passando pelas limitações do iOS que impedem a concretização de grande parte das funcionalidades da versão Android. Por falar em “nossa equipa”, todo o desenvolvimento a nível técnico continua a passar por uma só pessoa, o que agrava todos os pontos mencionados anteriormente. O reduzido tamanho da equipa tem desvantagens, mas também tem vantagens, nomeadamente, é necessário um esforço de coordenação muito menor do que seria necessário com uma equipa maior.

Passado mais de um ano desde a mítica reunião com o Metropolitano, sabemos também com mais certeza que não existe qualquer interesse da empresa numa parceria, para além de uma informal autorização para utilizarmos os conteúdos do site oficial, e da ocasional comunicação de erros que fazemos por bondade. Ao nível da disponibilização de dados operacionais, passou mais um ano, e os tempos de espera continuam sem dar o salto para fora dos painéis das plataformas. A aplicação UnderLX, depois do grande crescimento que teve ao longo do primeiro ano, acabou por estagnar em termos de número de utilizadores. Isto, aliado aos problemas do sistema de localização, significa que não atingimos a massa crítica de dados em tempo real necessária para calcularmos nós os tempos de espera.

Um dos assuntos mencionados na mensagem do primeiro aniversário era a procura de um “modelo de negócio válido” e o facto que todo o UnderLX estava a ser pago do nosso bolso. Dois dias depois do primeiro aniversário, lançámos a nossa página no Patreon e abrimos canais alternativos para receber donativos. Em maio de 2018, demos as boas vindas ao nosso primeiro apoiante. Os donativos via Patreon cresceram e houve um momento em que chegaram mesmo a cobrir as despesas correntes do projeto, o que, para nós, foi francamente a melhor surpresa deste segundo ano. Entretanto, o apoio - tal como o ritmo de desenvolvimento visível do UnderLX - abrandou um pouco, e estamos novamente a operar “no vermelho”. Felizmente, isto ainda não é um impedimento à continuação do projeto, e no dia em que for, iremos absolutamente “vergar-nos” e experimentar alternativas como publicidade e patrocínios antes de mandar a toalha ao chão. O UnderLX é uma “pescadinha de rabo na boca”, ou em inglês, um catch-22: para recebermos mais financiamento (tanto a nível de donativos como até mesmo a um nível mais “sério”) teríamos que suportar mais redes de transportes e ter mais funcionalidades, mas tais desenvolvimentos também teriam um custo financeiro e pessoal que não estamos suficientemente disponíveis para investir.

Temos crescido bastante nas redes sociais, principalmente no Twitter. Tal como mencionado na nossa mensagem de primeiro aniversário, esta é uma faceta do UnderLX que não fazia parte da nossa “visão” original, mas que entretanto passou a ser das mais importantes, se não a mais importante. Tal como acontece com a aplicação, também nas redes sociais fazemos um pouco do trabalho que o Metro não faz, ao nível do esclarecimento dos utilizadores, e da própria promoção do Metro enquanto transporte público. A manutenção das nossas páginas nas redes sociais é trabalhosa, e é parte do voluntariado que fazemos, visto que também é algo que não traz rendimento tangível.

Sabemos que este discurso tem um tom derrotista, mas não se preocupem: não vamos aproveitar para anunciar o fim do projeto. A própria desaceleração que mencionámos, a falta de cobertura mediática ou outro género de “publicidade gratuita”, o facto de não termos uma comunidade gigante, e a inexistência de alguma parceria mais “séria”, têm também vantagens que não devem ser desprezadas, nomeadamente, ao permitirem que continuemos com as nossas vidas pessoais sem uma enorme pressão para “atender” ao UnderLX.

O trabalho já feito não perde a validade por não ser usado por tantas pessoas, nem por não ver funcionalidades novas todos os meses, nem por termos falhado redondamente no cumprimento de objetivos como a disponibilização dos tempos de espera, de uma app para iOS, ou a expansão para outros transportes públicos. Termos maior sucesso, em termos de quantidade de utilizadores e de seguidores nas redes sociais, não significa necessariamente que tenhamos mais disponibilidade para o projeto, e nesse sentido, ainda bem que tudo tem sido gerível. E quando chegar o dia em que não exista de todo disponibilidade para continuar, fica a promessa que nos iremos esforçar para manter as partes principais do UnderLX tão operacionais como atualmente, ou para pelo menos preservar de forma digna os frutos do nosso trabalho. Por outras palavras: não se preocupem, porque estamos meio adormecidos mas longe de morrer, e até quando morrermos, vamos tentar que haja vida para além da morte 😉

Muito obrigado a todos por nos acompanharem neste segundo aniversário!

Esperamos que se mantenham connosco para assistir ao terceiro! 🎉